Metas da Semana

Facetune_28-02-2018-12-01-18.JPG

A agenda está ficando cada vez mais apertada e eu ando com muita dificuldade de organizar meu tempo e compromissos, então resolvi simplificar a vida e adotar o sistema de METAS SEMANAIS!

Já perceberam como é fácil a gente começar a semana com milhões de planos e perdê-los no meio do caminho? Sou mestre em mentalizar o que tenho que fazer, esquecer e não conseguir organizar meu dia. Claro que a vida de grávida acaba atrapalhando um pouco, já que tem dias que a preguiça vem com tudo e aí nada me tira da cama. Mas independente dos acontecimentos, temos que tentar manter o foco e seguir as metas. 

No meu caso, além de traçar metas semanais, percebi que se eu não escrevo acabo esquecendo ou deixando pra lá. Eu sempre fui a louca dos cadernos e anotações, mas nunca consegui manter uma agenda datada e anotar meus compromissos. Na verdade até anotava no celular, mas não colocava um lembrete, ou nunca checava os afazeres do dia, aí esquecia, pegava o celular pra fazer outra coisa e os planos iam por água abaixo. Então, resolvi comprar um planner, desses com um calendário mensal e diário para anotar as tarefas do dia. 

Confesso que demorou um pouco para colocar o papel e caneta na rotina, hoje em dia a gente acaba dependendo do celular pra tudo, mas aos poucos fui me policiando e hoje não vivo sem meu planner! 

Uma vez adaptada a checar minha agenda todos os dias, tudo ficou muito mais fácil, é a primeira coisa que eu faço quando acordo, para saber como vai ser o meu dia e também olho os compromissos antes de dormir, assim sei que horas tenho que acordar e programar tudo direitinho para não ter atrasos.

O planner é realmente uma ótima ajuda, mas temos que tomar cuidado com excessos. É muito comum a gente achar que tem tempo para fazer mil coisas durante o dia, mas é extremamente importante separar um momento pra você e também poder descansar. Foi nessa que acabei me enrolando....

Na minha rotina atual tenho muitas visitas médicas, aulas de cuidados com o bebê, fora tudo o que ainda tenho que arrumar em casa. E por ter tantas coisas na minha lista, me desorganizei completamente, mas nunca é tarde para fazer novos planos, né?!

Depois de procrastinar por quase duas semanas, resolvi reorganizar minhas metas e o primeiro passo é ser REALISTA! Parece brincadeira, mas é fundamental não dar um passo maior do que a perna para atingir as metas traçadas, sejam elas semanais, mensais, anuais... Não importa, temos que ter metas compatíveis com a nossa realidade. Imprevistos acontecem? Claro! Às vezes planejamos um dia inteiro, mas aí acordamos indispostos, precisamos descansar e ESTÁ TUDO BEM! 

Eu sei que a tendência é sempre ficarmos mal, bate aquele desespero de não conseguir fazer o que foi planejado, mas pode acreditar que vai ficar tudo bem, apenas respire fundo que tudo dá certo no final das contas. Se você deixa o desespero te pegar, o próximo passo é desistir e essa não pode ser uma opção.

Revendo a minha agenda das últimas semanas, percebi que estava planejando mais coisas do que daria conta e aí tive que reavaliar, afinal de contas daqui pra frente o tempo fica cada vez mais curto, né?! 

Essa vida de grávida é completamente diferente do que estava acostumada e agora no oitavo mês de gravidez tenho que pegar leve, e quando não obedeço, meu corpo reclama, aí tenho que tirar um dia inteiro pra descansar e desorganiza a agenda toda. 

Por isso adotei as metas semanais, de curto prazo, pois se tiver algum imprevisto fica mais fácil de reorganizar tudo. Todo Domingo a noite sento e avalio os compromissos que tenho, o tempo livre e o que é POSSÍVEL fazer. Lembra que falei que temos que ser realistas?!

De acordo com o momento que estou vivendo coloquei as seguintes metas semanais fixas:

  • Escrever pelo menos dois posts para o blog
  • Postar um vídeo no YouTube
  • Tirar uma foto por dia para o Instagram
  • Gravar um vídeo por semana
  • Cozinhar almoço e jantar (parece simples, mas sabemos que é a mais difícil rsrs..)

Além dessas metas fixas coloco metas diferentes para cada semana, isso ajuda a organizar meu tempo de uma maneira mais produtiva. As metas para essa semana são:

  • Deixar a mala do hospital pronta
  • Arrumar o closet
  • Organizar o armário da Georgia
  • Fazer as sobremesas do baby shower

Como vocês podem ver, eu não coloquei nada absurdo, tudo da lista eu faço em casa e assim aproveito mais a semana já que não tenho compromissos na rua. Semana que vem sei que vai ser diferente, pois tenho visitas médicas.

Parece bobo escrever coisas que você pode só mentalizar, mas quando você transfere para o papel é mais fácil de lembrar e também de organizar todas as partes do seu dia. Dessa forma você também está evitando a procrastinação, afinal quem nunca passou horas vendo vídeos de bichinhos no YouTube?!

Importante relembrar que se por acaso algo não sair como planejado, ESTÁ TUDO BEM! Você reorganiza tudo e parte para a próxima sem culpas!

E aí, quais são suas metas da semana?