Equipamentos

Olá! 

Muitos leitores me enviam suas dúvidas sobre fotografia, pedindo sugestão de equipamentos e também perguntas sobre meus vídeos; a maioria quer saber que equipamento estou usando para gravar os vídeos do vlog.

Na minha opinião, hoje tudo está mais simplificado, pois as câmeras dos telefones estão muito mais sensíveis. Já é possível fazer uma foto com aquele sonhado fundo desfocado apenas utilizando o celular. 

Eu sou fã da Apple desde sempre, então o iPhone é a minha primeira opção. Mas o novo Pixel 2 da Google tem uma câmera melhor do que a do iPhone X ou 8.

Como sou fiel aos meus amores, eu uso tudo da Apple e prefiro o iPhone para manter tudo conectado. Ah, mas tenho de confessar que de vez em quando não resisto e pego o Pixel 2 do marido emprestado para fazer algumas fotos!

As sugestões que vou dar aqui, estão inspiradas nas minhas escolhas, lembrando que ao longo do tempo os meus objetivos foram mudando. (Fotos e Preços a seguir foram retirados do site da Adorama e B&H)

Vamos lá! O equipamento que você escolher tem que estar de acordo com o seu orçamento e com o seu objetivo. Se o propósito é fazer dinheiro, você precisa de equipamentos melhores, com uma melhor resolução. Se o objetivo é ter uma câmera boa para registrar viagens, fazer fotos pro Instagram, então você pode optar por alternativa mais barata.

A minha primeira câmera digital, eu comprei em uma viagem para Orlando em 2011. Naquela época, meu telefone era um BlackBerry, e pra tirar fotos nas noitadas com os amigos era mais que suficiente, porém na hora de viajar eu precisava fazer registros melhores. Isso sem falar que para fazer o curso de fotografia eu precisava de uma câmera melhor que me permitisse treinar o meu olhar.

Foi nesse momento que adquiri a minha primeira câmera digital, uma Sony Cyber-Shot DSC-H300, que não trocava de lente, mas era uma câmera decente e compatível para o meu divertimento. Na época, esse equipamento custou 420 dólares, hoje você o encontra por $178.00. O preço varia a medida que as câmeras evoluem, então o modelo atualizado já é bem melhor do que quando eu comprei. 

Sony Cyber-Shot DSC-H300 ($178.00)

Screen Shot 2018-02-07 at 1.33.28 PM.png

Fiquei um bom tempo com essa câmera, até começar o curso de fotografia no Atelier da Imagem. Para o curso o ideal era ter uma câmera com lente intercambiável (que pode trocar), então aproveitei uma viagem para fazer o upgrade necessário.

Em Lisboa comprei uma Nikon com lente intercambiável, mas confesso que nunca cheguei a comprar as outras lentes. Na época, a fotografia era para mim apenas um hobby e eu não queria investir muito além. 

Essa Nikon na época custou cerca de 500 euros, mas é possível encontrá-la na Adorama por 506 dólares. Ela é considerada uma câmera semi-profissional, mas excelente pra quem quer começar a trabalhar com fotografia. 

Nikon D3400 ($506.94)

Screen Shot 2018-02-07 at 2.30.22 PM.png

Antes de me mudar pra Nova York eu vendi minha Nikon no Brasil, pois naquele momento a fotografia ainda não era minha prioridade; vendi e comprei um iPhone 6 Plus, o lançamento da época que fazia fotos muito melhores do que o meu iPhone 5C. 

Enfim, fiquei mais ou menos dois anos usando a câmera do celular. Isso até 2016 quando, apaixonada pela fotografia, decidi fazer alguns cursos livres. Foi quando me dei conta de que sem uma câmera, não podia me aprofundar na arte de fotografar. A maioria dos cursos que fiz tinham equipamentos disponíveis para os alunos usarem durante as aulas, e eram cursos rápidos, não mais que dois dias de aula. 

Decidida a investir no meu olhar de fotógrafa resolvi comprar um novo equipamento. Com ele eu poderia fazer cursos em áreas mais específicas e cursos mais avançados. 

Hora de pesquisar para encontrar o equipamento adequado, comparar preços, modelos, e principalmente alinhar isso tudo com os meus objetivos.

Fui na B&H, uma das minhas lojas preferidas de eletrônicos. Lá eles tem vários profissionais que esclarecem suas dúvidas sobre equipamentos, te ajudam a fazer comparações, testar diferentes câmeras e lentes, enfim pra quem gosta desse mundo de eletrônicos, é um belo parque de diversões!

Após muita pesquisa optei pela Canon EOS Rebel T6i; na época era o lançamento da Canon e perfeita para o que eu precisava. Comecei meu curso no New York Institute of Photography e conforme fui aprendendo a regular todas as funções, descobri que o equipamento superava as minhas expectativas.

A Canon T6i não é uma câmera barata. Pelo preço dá pra ver que ela continua bem valorizada e por esse motivo é a minha número um em recomendações, seja pra quem está estudando, quer estudar ou até mesmo para quem tem a fotografia como hobby. 

É um equipamento simples de usar, lente intercambiável e o visor LCD é móvel, ou seja, ainda é uma ótima câmera para selfies rsrsrs...

Por isso se você quer investir em um equipamento bacana essa é a minha sugestão. Tanto a Adorama quanto a B&H têm setor de equipamentos usados, e o mais legal é que eles dão garantia também. Ou seja, você pode encontrar por um preço mais baixo, em condições excelentes e ainda tem cobertura de um ano pela loja. 
 

Canon EOS Rebel T6i ($699.00)

Screen Shot 2018-02-07 at 3.56.49 PM.png

Claro que minha saga não acabou aqui; afinal de contas estava estudando para entrar no mercado como profissional. Quando os trabalhos começaram a surgir, corri na loja pra fazer um upgrade. 

O legal de se identificar com uma marca é que a maioria das câmeras vão seguir o mesmo padrão nas funções, então não há grandes mistérios para serem desvendados quando você muda para um equipamento melhor. Sem falar que a maioria das lentes podem ser usadas em modelos diferentes, e foi assim que eu comecei a minha história de amor com a Canon.

No início de 2017 comecei a receber propostas de trabalho na fotografia e senti necessidade de ter um equipamento melhor. Foi quando comprei a minha primeira câmera profissional (Uhuuuuulll, virei adulta mãe!). 

Claro que como eu estava apenas começando, não tinha um orçamento alto. Então, voltei às pesquisas, conversas com professores e amigos... Após avaliar todas as opções, cheguei na Canon 6D, ela era a minha melhor opção de câmera full frame. 

Mas o que é uma câmera Full Frame?! 

Ao falar em câmeras DSLR (com lente intercambiável), é comum ouvir os termos Full Frame ou Fator de Corte. Isso está relacionado ao tamanho e aproveitamento do sensor. Assim como os filmes das câmeras analógicas têm tamanhos diferentes, as câmeras digitais têm sensores com tamanhos diferentes. 

Na Canon T6i o sensor é o APS-C, presente na maioria das câmeras semi-profissionais. Isso significa que a lente enviará uma imagem de menor área para o sensor. Já a Canon 6D, por ter o sensor Full Frame, capta uma área maior.

Canon EOS 6D ($1,299.00)

Screen Shot 2018-02-07 at 4.22.36 PM.png

O lado negativo da escolha da Canon 6D: O PREÇO!!!! Câmeras profissionais só mudam de preço quando um novo modelo é lançado. Na época que eu comprei, ela era um pouco mais cara, mas eu consegui um belo desconto em uma “caixa já aberta”. Explico: tanto a B&H quanto a Adorama tem essas opções; de vez em quando, alguém pede pra ver o modelo, eles não tem no mostruário, então abrem a caixa, a pessoa não compra, eles então colocam um mega desconto para tentar vender. 

Foi assim que eu consegui o equipamento e como eu estava economizando alguns dólares, decidi comprar também um flash externo e uma lente 50mm.

Vale lembrar que esse preço é só pelo corpo da câmera, hein gente! Ela não vem com lente, porém, é aquele esquema, o que você compra pra uma, serve pra todas. Mas lente é um assunto para outro dia...

Por fim e não menos importante, chegamos a Canon 5D Mark III. Na medida que novos trabalhos foram aparecendo, a necessidade de um novo equipamento também foi surgindo. Agora tudo era um pouco mais fácil, pois eu já tinha lentes, flash, faltava só investir num novo corpo. 

Ao começar a trabalhar com cerimônias de casamento, também senti necessidade de ter mais uma câmera. Quando você faz um evento com outro fotógrafo, não é exatamente um problema, mas no meu primeiro trabalho sozinha fiquei apavorada! Trocar de lente durante um casamento, por exemplo, pode custar muito caro, afinal de contas todos os momentos são preciosos para o casal. 

Por isso decidi aumentar a família, pois a Canon 6D possui apenas 11 pontos de foco, o que significa que boa parte das fotos em movimento saíam borradas. Comprei então uma câmera que atendesse melhor às minhas necessidades. 

Canon EOS 5D Mark III ($2,299.00)

Screen Shot 2018-02-07 at 4.44.47 PM.png

A Canon 5D Mark III é uma excelente câmera, tem 61 pontos de foco e o preço caiu bastante desde que lançaram a Mark V. 

Eu sinceramente, acho que as diferenças entre elas não justificam os mil dólares a mais, então comprei Mark III que atende perfeitamente o mercado profissional de fotografia. Sem contar que ficou muito mais fácil fotografar um casamento sozinha sem perder tempo trocando de lente. Sempre deixo uma lente fixa para usar em todo o evento e utilizo a outra câmera para alternar entre mais lentes. Funciona super bem!

Nesse inverno, meus equipamentos tem sido utilizados de outra forma. A maioria das fotos para o Blog e Instagram uso a Canon 6D, que é a câmera que costumo carregar comigo. Para gravar vídeos em casa, uso a 5D Mark III e logo, logo, vocês verão no YouTube como a imagem é boa. Como moramos do lado da passagem do trem, uso um microfone externo para captar melhor o áudio. 

Quando decidi que iria fazer o vlog do Dicas Barbaras, comecei a pesquisar as câmeras ideais para levar comigo nas minhas andanças por aí, e claro que a mais popular foi a Canon G7X, a queridinha das vlogueiras! Um novo modelo foi lançado recentemente, G7X Mark II e isso fez com que o preço do modelo anterior caísse um pouco. 

Eu confesso que fiquei um pouco na dúvida, mas após assistir alguns vídeos vi que a qualidade de imagem da G7X Mark II é muito melhor.

Canon PowerShot G7 X Mark II ($679.00)

Screen Shot 2018-02-07 at 5.28.36 PM.png

Bem, pela foto já dá pra perceber que essa é uma ótima opção pra quem quer se ver enquanto filma, né?! Existem outras marcas com melhores resoluções, mas confesso que não estava querendo fazer um investimento muito grande. 

Aqui entre nós, nem esse valor eu estava disposta a gastar... fui pesquisar no mercado de usados, porém como é um lançamento não havia nenhuma opção muito mais barata. Foi quando eu encontrei uma ótima alternativa na Amazon

Para quem não sabe, existem dois segmentos de vendas. Um direcionado para os Estados Unidos e um para os outros países. O dos Estados Unidos vem com 1 ano de garantia e o outro sem nenhuma cobertura. Foi assim que encontrei a G7X Mark II por 529 dólares, ou seja 150 dólares de desconto, e com a opção de comprar uma garantia de 4 anos por 59 dólares adicionais. Caiu do céu, né?!

Essa é uma dica maravilhosa pra quem quer investir em equipamentos, procurem sempre pela melhor opção! Se você não reside no país de compra, vale a pena procurar por descontos online, já que muitas vezes a garantia vem da loja. As vezes compramos um produto com 2 anos de garantia, porém apenas 6 meses garantidos pelo fornecedor e um ano e meio pela loja; outras vezes é ao contrário. Por isso é extremamente importante saber a procedência da garantia, assim evitamos problemas futuros. 

Mas por favor, evitem lojas desconhecidas! Existem muitos golpes de eletrônicos por aí, a quantidade de lojas que vendem câmeras falsas aqui em Nova York é enooooorme e a pessoa só descobre quando o equipamento dá problema e o fornecedor não reconhece o número de fabricação. ATENÇÃO!!!

Eu confio cegamente na B&H e Adorama. E quando compro eletrônicos na Amazon eu sempre vejo as referências do vendedor, comentários e também compro a extensão da garantia através da própria Amazon, assim qualquer problema é resolvido MUITO MAIS RÁPIDO!!!

Ufa!!! Pensei que nunca mais fosse acabar de escrever esse post, mas acho que deu pra dar uma noção geral para quem está procurando um novo equipamento. Se alguém tiver dúvidas ou precisar de ajuda com avaliação de câmeras usadas, é só me falar. Adoro o assunto! Alguém querendo opinião sobre outras marcas e equipamentos?  Escreve que te ajudo a encontrar a melhor opção custo-benefício para o que você procura!