Saudade

"Sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas." 

Essa é uma palavra que não tem tradução literal em várias línguas; uma palavra utilizada em muitas poesias de amor e músicas românticas da língua portuguesa. Saudade significa a memória de algo que aconteceu e intensa vontade de reviver certos momentos.

Segundo a lenda, saudade, surgiu no período do descobrimento e definia a solidão que os Portugueses vindos para o Brasil tinham da sua terra e dos seus familiares. Assim, eram tomados pela melancolia por se sentirem tão só e distantes. 

Depois que vim morar fora do Brasil, saudade passou a ser uma palavra muito mais forte, sempre conectada à pessoas, lugares e coisas que não faziam mais parte do meu cotidiano. E aos poucos se tornou um sentimento mais presente no meu dia a dia, saudades da família, dos amigos, dos meus lugares preferidos, comidas, cheiros, cores, músicas.. Ahhh como tenho saudades!

O maior problema em sentir saudade fora do seu idioma é explicar o significado. Pra quem sente saudade, um simples "I miss you" nunca é o suficiente. Saudade é mais do que isso, é mais profundo, dói mais, e tudo isso também a torna um sentimento mais bonito. 

Durante a gravidez percebi que sinto muitas saudades, de coisas que nem me lembrava mais. Às vezes queria voltar no tempo para reviver alguns momentos que não sabia que estava vivendo pela última vez, pessoas que gostaria de passar mais tempo conversando, lugares que poderia ter aproveitado mais...

Uma das coisas que mais sinto saudades é poder andar até a praia e apenas me sentar para ver o mar, parece besteira, mas muitas vezes só damos valor a algo quando perdemos e acho que esse é o maior aprendizado que tiramos desse sentimento tão profundo. A saudade sempre vai existir, mas quando aproveitamos cada momento, te garanto que ela dói menos! 

Por isso aproveitem cada momento ao máximo, construam lembranças boas, sentimentos que valham a pena, porque quando a gente menos espera a vida ficou pra trás, e aí só nos resta a saudade...

Estilo de VidaBabiComment