Bolo Paleo - personalizado by Cami

Oi gente! Pra começar com o pé direito e com muita saúde vou passar pra vocês a receita de um bolo paleo, sem açúcar e sem farinha! 

Todo mundo sabe que hoje em dia cuidar da saúde está em alta, antigamente ninguém ligava muito pra isso, mas atualmente estão todos sempre à procura de hábitos mais saudáveis e cuidados com a alimentação.

Eu vi essa receita em um site que falava sobre a Dieta Paleolítica, pra quem não sabe essa dieta tem por base a alimentação de forma natural, ela propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais, que se alimentavam de carne, frutos e sementes, basicamente alimentos com os quais nosso organismo está preparado para digerir com mais facilidade. Essa dieta foi construída com a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, obesidade, problemas no coração), são respostas do corpo ao excesso de carboidratos, açúcar e alimentos processados. 

Vamos colocar a mão na massa?!

Ingredientes:

  • 4 Ovos
  • 1 Copo de Leite de Côco
  • 1 Col. de chá de essência de Baunilha
  • 4 Col. de sopa de Mel (Orgânico preferencialmente)
  • 4 Col. de sopa de Óleo de Côco
  • 1 Copo de Farinha de Amêndoa
  • 1 Copo de Farinha de Côco (pode ser tb Farinha de Banana Verde)
  • 1 Copo e meio de Côco Ralado sem açúcar
  • 1 Col. de chá de Fermento em pó (bem cheia)
  • 1 Col. de sopa de Cacau em Pó (bem cheia)

Como Fazer:

Bater todos os ingredientes líquidos no liquidificador. A farinha de Amêndoa e a farinha de Côco podem ser peneiradas para ter uma textura mais homogênea. Junte todos os ingredientes secos em uma bacia (menos o Fermento em pó) e depois de bater bem os líquidos no liquidificador, misture devagar aos ingredientes secos e por último, adicione o Fermento em Pó. O forno deve ser pré aquecido a 180 graus. Eu gosto de fazer em formas de cupcakes de silicone, mas também pode ser feito em uma forma de bolo comum. Untar a forma da sua escolha com óleo de Côco e levar ao forno, de 30 à 40 minutos. 

Dicas Barbaras:

Para o bolo ficar molhadinho, faço uma calda no Microondas bem rapidinho. Misture meio copo de Leite (sem Lactose) com uma colher de sobremesa de cacau em Pó e uma colher de sobremesa de Mel. Leve ao microondas por 30 segundos e depois repita o processo mais umas 3 vezes (para dar uma engrossadinha). No total então são 2 minutos, abrindo e mexendo de 30 em 30 segundos. Ele fica bem líquido mesmo porque a intenção é que ele entre bem no bolo. Então depois de assado o bolo, eu faço furinhos com um palitinho e vou botando a caldinha nele ainda quente.

Ah! Nessa minha última experiência, botei um pedaço de Nozes em cada bolinho.

Já fiz a mesma receita sem adicionar o Cacau em Pó na massa e também fica delicioso!

Essa não é uma receita barata, mas é uma opção bem mais saudável! (: 

Espero que gostem! Compartilhem com a gente, se gostaram, sugestões, e se deu certo... A ideia é somar, testar, criar e compartilhar!